Skip to main content

O PROJETO

O projeto INFISHMIX (PT-INNOVATION-0094 – InFishMix – Combining Insects for a Novel Circular Strategy Towards Fish Growth and Robustness) junta duas empresas e três entidades do sistema cientifico e tecnológico de Portugal e da Noruega, visando influenciar o crescimento sustentável em aquacultura, através do desenvolvimento de alimentos concentrados para aquacultura à base de proteína de inseto, contribuindo para a procura crescente de alimentos marinhos, enquanto suporta o crescimento sustentável da aquacultura.

Com a procura de produtos à base de proteína em larga escala, a produção de proteínas de peixe, aves e mamíferos tornou-se um desafio, o que cria uma oportunidade para introdução de fontes de proteína alternativas, tais como os insetos. Os insetos trazem benefícios de saúde comprovados aos animais de produção, tornando-os num ingrediente proteico promissor para a alimentação animal.

Pretende-se desenvolver novos métodos de produção de insetos, usando coprodutos agroindustriais como substratos, para maximizar a produção de proteína e criar um impacto ambiental positivo. As misturas de proteína serão desenvolvidas usando as três espécies de insetos produzidos, para atender às necessidades das espécies de peixe em estudo, salmão do Atlântico e robalo do Mediterrâneo, e substituir as fontes proteicas tradicionais das rações de aquicultura. Os substratos, os insetos e os peixes serão avaliadas para assegurar elevada qualidade e segurança para os consumidores.

A estratégia inovadora do projeto deverá permitir a otimização do perfil de aminoácidos na mistura proteica de insetos para atender às necessidades dos peixes. Além disso, contribuirá para otimizar o processo de produção de insetos usando os bio-recursos com mais eficiência e por menor custo.

Os promotores industriais, Thunder Foods e Ingredient Odissey irão beneficiar da implementação do projeto que irá alavancar o seu crescimento produtivo e económico.

Os membros do consórcio de áreas da Investigação & Desenvolvimento trarão informação complementar, o ICBAS-UPORTO irá contribuir para avaliar os novos alimentos para aquicultura, medindo a saúde e eficiência alimentar dos peixes, nomeadamente no Robalo, o centro de investigação CiiEM, vai-se focar na identificação dos principais riscos microbiológicos e químicos ao longo da cadeia de valor, e no NORCE irão participar especialistas nas áreas de aquicultura, ambiente, energia e tecnologia, realizando também testes com salmão.

Financiado por:

Operador do Programa: 

Promotor:

Projeto financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants

PÁGINAS LEGAIS

IDIOMA

Português
Inglês